terça-feira, 1 de maio de 2012

Dicas supereficientes para prevenir e combater a celulite!


O verão está chegando e nada melhor para passar o calor do que um bom banho de piscina ou de mar, não é mesmo? E para isso a gente precisa vestir a roupa adequada: biquínis ou maiôs! Mas muitas meninas não se sentem à vontade com essas peças por causa daqueles furinhos indesejáveis que aparecem principalmente nos braços, joelhos, coxas, abdomen e bumbum! Vocês sabem do que nós estamos falando: a famosa celulite! Mas, calma!! Praticamente todas as mulheres têm celulite e existem muitas maneiras de prevenção e combate!

Afinal, o que é celulite?


Quem explica é a médica dermatologista Márcia Pontes:
“A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. Ela é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso”. 
Basicamente, a celulite é formada com o acúmulo de gordura em uma célula chamada lipócito.

O que causa a celulite?

É uma combinação de vários fatores:

Genética: se sua mãe tem a pele lisinha, pode comemorar! É um indicio de que você provavelmente também terá a pele assim. Já se sua mãe sofre com o problema, é um sinal de que você também vai sofrer e, por isso, deve tratar desde agora!
Hormônios: os hormônios são substâncias químicas lançadas em órgãos específicos no corpo, produzindo efeitos específicos. Eles são os responsáveis, por exemplo, pela menstruação. A celulite também pode ser causada por uma alteração nos hormônios.
 Alimentação: doces e gorduras favorecem o acúmulo de gordura subcutânea (embaixo da pele) e gordura favorece o aparecimento da celulite.

 
Sedentarismo: Ficar parada, além de fazer mal para a saúde, também dá celulite
VERDADE: roupa muito apertada causa, sim, celulite! Isso se deve ao fato de que a roupa muito apertada dificulta a microcirculação, fazendo com que a gordura fique acumulada naquela região, causando a celulite..

Prevenindo

Existem várias formas de prevenir a celulite e uma das mais importantes (e mais fáceis também) é manter uma alimentação adequada.
Por isso, se você quer se prevenir dos furinhos indesejáveis, evite:
Gorduras: queijo, biscoito, sorvete, salgadinho
Alimentos industrializados: balas, sopas prontas, refrigerantes 
Sal em excesso
Frituras
Bebida alcoólica (o álcool se transforma em gordura e depois, vocês já sabem)
Carne vermelha em excesso
E o refrigerante? Dá celulite? Quem responde é a nutricionista Robena Molinari:
“Sim, pelo teor de açúcar e de produtos químicos (corantes, conservantes, etc..) que ajudam a intoxicar e inflamar o organismo. Essas toxinas se acumulam no tecido gordurosos e provocam inflamação e o aparecimento das celulites”

Invista

Alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola (delícia!)

Alimentos ricos em vitamina E: castanha, amêndoas, sementes e abacate
Alimentos “verde-escuros”: couve, brócolis, couve-flor (previnem e até diminuem o aparecimento da celulite)
Alimentos ricos em licopeno: tomate, caqui, goiaba

Frutas vermelhas: morango, açaí, framboesa, amora
Alho, gengibre, manjericão, hortelã
Peixe, sementes (gergelim, girassol e linhaça)


 
Atividade física: os especialistas recomendam a prática de atividade física diária. Olha a dica da médica Márcia Pontes:
“Todos os exercícios físicos previnem a celulite, mas principalmente os aeróbicos, pela queima mais rápida da gordura e ativação da circulação”

Água: tome de 8 a 10 copos por dia! A água facilita a circulação e assim previne o acúmulo de toxinas. Olha a dica da nutricionista Robena Molinari:
“uma boa hidratação já previne o aparecimento e ajuda a eliminar as gorduras em excesso juntamente com as toxinas já presentes na gordura estocada que inflamam o organismo e faz aparecer as celulites. O ideal é combinar frutas, vegetais, sementes e chás de forma mais criativa e saborosa, pois eles, além de refrescantes, são bastante úteis para limpar e eliminar toxinas do corpo acumulada o ano inteiro”.

Combatendo

Existem quatro graus de celulite, para cada grau existe um tratamento ideal:
Grau 1: quando a celulite é discreta e só aparece quando a pele é contraída. Nesse caso, que é bem simples, o principal tratamento são os exercícios físicos e reeducação alimentar.
Grau 2: as celulites passam a ser visíveis mesmo sem a pele estar contraída, com o formato “casca de laranja”, mas ainda não há dor. Nesse caso, são indicados além de exercícios físicos e reeducação alimentar, a drenagem linfática.

Grau 3:
 os furinhos estão bem mais profundos e possuem consistência endurecida . Existe dor no local, com uma compressão leve. São indicados os mesmos procedimentos como Vela Shape (que é o único tratamento com FDA aprovado para celulite), Carboxiterapia, Accent, Endermologia, Eletroporação.  
 
Grau 4: nesse estágio, a celulite é dura, a circulação fica comprometida e a pessoa sente dor.. Nesse caso, além da drenagem, é indicado um tratamento cirúrgico, como Subcisão e Lipoescultura
Uma última dica da nutricionista Robena Molinari:
“Mantenha o corpo hidratado com consumo de líquidos nos intervalos das refeições, com uma alimentação mais frequentes e leve, de 3 em 3 horas. Coma frutas e sementes nos intervalos e nas grandes refeições opte por cereais integrais, vegetais e carnes magras . Não beba juntamente com as refeições , evite refrigerantes, açúcar e alimentos industrializados.”

Receita de suco anti-celulite

1 colher (sobremesa) de salsa
1 pires (chá) de couve manteiga crua
1 fatia média de abacaxi
1 pedaço de aipo
350 ml de água de coco
3 folhas de hortelã
½ unidade de limão para suco
1 colher de sobremesa de óleo de linhaça
3 amêndoas
Preparo:
No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, o suco de limão, aipo e a hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário